Conferência Arq. Futuro, Auditório Ibirapuera
- isabelfontescs
- Sep 24, 2014
- 1 min read
"O Arq.Futuro traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. "
Infelizmente, na 3ªfeira não pudemos ver o vencedor do Pritzker 2014, Shigeru Ban, mas ontem eu e a Pratas rumámos ao Auditório Ibirapuera para participar numa das conferências organizadas pela Arq.Futuro. Desta vez foi o Arquitecto Liu Thai Ker quem subiu ao Palco para nos dar a conhecer um pouco sobre o planeamento de Singapura.
Não há dúvida de que os orientais estão muitos passos à nossa frente, não só em ideias e desenvolvimento como mesmo em mentalidade.
Muito resumidamente Singapura é dividida em vários blocos que funcionam todos da mesma maneira e que têm todos os serviços necessários para que as pessoas consigam viver num bloco sem terem que se dirigir diáriamente ao centro da cidade. Ou seja, no fundo, cada bloco é servido de hospitais, escolas, correios, centros de saúde... e até de um centro "industrial" e escritórios. Assim, o trânsito em Singapura é basicamente inexistente porque não há massas de pessoas a deslocarem-se para o mesmo sítio, às mesmas horas. Para além disso, a rede de transportes públicos é muito desenvolvida, havendo uma dependência quase nula do automóvel.
Claro que, em oposição a Singapura temos São Paulo e, no final da apresentação, era visível o desejo da plateia em saber como mudar a cidade brasileira de modo a torná-la mais ecológica e funcional.
Comments